Histórias de sucesso são sempre uma inspiração para quem atua no mercado digital. Por isso, hoje a Sourei traz a história da Maxx Mercadinho, empresa nacional com mais de 21 anos de atuação no Brasil e que precisou de uma solução rápida para levar suas vendas para o mundo on-line durante a pandemia. O resultado? R$ 1 milhão em faturamento por mês.
Fundada no ano 2000, a Maxx Águas, que depois se tornou Maxx Bebidas, e por último Maxx Mercadinho, tem como missão a satisfação plena dos clientes através da qualidade dos produtos oferecidos e na pontualidade da entrega. Dentre os mercados atendidos estão empresas privadas, hipermercados, hospitais, restaurantes, órgãos públicos e até residências, comércios e padarias. Os produtos variam de água a bebidas alcoólicas, além de assessórios relacionados a esse setor.
Desafio
Imagine uma empresa desse porte precisar, de uma hora para a outra, digitalizar suas vendas para uma plataforma e-commerce que fosse efetiva e pudesse atender a todos os clientes? O cenário foi real e ocorreu assim que a pandemia de covid-19 chegou ao Brasil, fazendo com que o distanciamento social precisasse ser praticado como uma medida de segurança de saúde.
Além do mais, a Maxx Mercadinho sentiu com muita rapidez uma queda no faturamento relacionada ao fechamento de portas de empresas que até então eram suas grandes clientes, somando ainda o encerramento de contratos com alta fonte de renda. Os casos mais comuns foram restaurantes e bares, que ainda hoje estão se recuperando dos efeitos causados pela pandemia.
Solução
Com o desafio imposto, restava a dúvida: como resolver questões complexas em tão pouco tempo? Para vencer esse momento e se tornar um caso de sucesso, a Maxx procurou a Sourei. Juntas, as empresas criaram a proposta de um e-commerce completo e com mais de dez recursos personalizados que aumentaram a receita através da expansão de produtos oferecidos.
“A oferta chegou a produtos inimagináveis para a empresa, como carrinhos de hotweels e até fraldas para crianças. O novo olhar sob o negócio inspirou ainda a Maxx a diversificar seu escopo de mercado, abrindo uma empresa no ramo gráfico, a Maxx Print”, comenta o diretor-executivo e chefe de tecnologia da Sourei, Henrique Reis.
Ele explica que ao contrário de outros e-commerce tradicionais, através da Sourei foram criados aspectos de operação pensados para otimizar e escalar as vendas nos canais em que o Retorno sobre Ativos (Roas) era maior, dando inclusive maior fôlego para a potencialização de awareness, que é a forma como a empresa é vista pelos clientes, tornando-se assim referência no mercado.
“Até antes da pandemia, não estávamos no mundo on-line. Até esperamos que o cenário de crise melhorasse, mas não aconteceu, então precisamos fazer mudanças muito rápido. Encontramos na Sourei essa parceria e deu muito certo. Hoje atuamos em várias áreas do digital e recuperamos a receita”, afirma Junior Maxx, CEO da empresa.
Outro ponto que foi essencial para a ampliação das vendas on-line foi a operação realizada pela Sourei, que expandiu os negócios da Maxx não apenas para as lojas virtuais e campanhas de Facebook Ads e Google Ads, mas também mirou em integração nos principais marketplaces brasileiros. Magalu, Mercado Livre, Americanas Marketplace, Via, Shopee e outros passaram a ter também os produtos da Maxx Bebidas.
“Além disso, o sistema de recuperação de carrinhos e pós-venda automatizado recupera em torno de 35% do faturamento que seria deixado na mesa. Por isso, a operação de e-commerce com a Sourei é incomparável em termos de performance com os produtos estando em diversos pontos na internet, com perseguição do usuário, funil estruturado de venda e automação de processos”, destaca o diretor-executivo da plataforma.
Resultados
Em pouco menos de dois anos a empresa cresceu tanto que hoje se encontra no TOP 10 de bebidas do Mercado Livre. Além disso, arrecada mais de R$ 1 milhão mensal só com o faturamento digital e por uma equipe de operacionalização de e-commerce formada por dez pessoas.
A empresa também conseguiu maior lucro ao reduzir o custo operacional, já que as vendas digitais se tornaram grande parte do negócio. Com isso, a empresa pôde investir em ampliação de estrutura, com um galpão verticalizado na Vila Maria, em São Paulo.
“A performance de mídia em todos os canais que a Sourei oferece com gestão centralizada faz com que os clientes se transformem em uma máquina de receita e consigam estar lado a lado de gigantes do mercado com muito menos custo. Além disso, a implementação de tags e o raro desempenho da nossa equipe de Marketing e Tecnologia dificilmente é encontrado no mercado de digital brasileiro. Ficamos muito felizes por termos sido escolhidos pela Maxx para essa operação”, finaliza o diretor-executivo da Sourei.
Áreas de Foco
• Comércio Eletrônico
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